Esquema especial para a abertura do túnel Charitas-Cafubá

Com a abertura do túnel Charitas-Cafubá ao tráfego de veículos, a partir de amanhã (06/05), a NitTrans coloca em operação um esquema especial com a presença de agentes e supervisores de trânsito atuando nos acessos na Região Oceânica e em Charitas. Para quem usa o transporte coletivo, é preciso ficar atento ao trajeto das linhas que passarão pelo túnel: 38B (Itaipu-Charitas), 39B (Piratininga-Charitas) e 1001 (integração Charitas-Itaipu). Haverá mudança no horário permitido para o estacionamento nas Avenidas Silvio Picanço, em Charitas, e Quintino Bocaiuva, em São Francisco.

Transporte coletivo
A partir de amanhã (06/05), três linhas de ônibus passarão pelo túnel: 38B (Itaipu-Charitas), 39B (Piratininga-Charitas) e 1001 (integração Charitas-Itaipu). As outras linhas que circulam na Região Oceânica continuam seguindo pela Estrada Francisco da Cruz Nunes em direção ao Centro.
O itinerário das linhas 38B e 1001 (integração Charitas-Itaipu) será o seguinte: seguem com trajeto normal até o DPO do Cafubá e, a partir deste ponto, o 38B acessa a pista do BHS, e o 1001 trafega pelas pistas laterais. Já a linha 39B mantém o percurso atual seguindo pela Avenida 7 e acessa o corredor do BHS na Avenida Paulo de Mello Kale, na altura do Cabufá.
Essas três linhas de ônibus que passarão pelo túnel terão um ponto de embarque e desembarque na Praça do Cafubá e outro em frente a estação hidroviária de Charitas, de onde os usuários poderão pegar o catamarã para a Praça XV ou fazer baldeação para o Rio e para o Centro de Niterói. Já o ponto final das linhas intermunicipais (seis vagas) será em frente ao hotel Solar do Amanhecer.

Estacionamento
Ao longo da orla de São Francisco e Charitas, o horário permitido para estacionamento será alterado. Em São Francisco, na Avenida Quintino Bocaiuva, no sentido Icaraí não será permitido o estacionamento de segunda a sexta-feira, das 5h às 10 horas, do lado direito e no canteiro central. Já no sentido Jurujuba, junto ao canteiro central, fica proibido estacionar das 16h às 20horas, nos dias úteis.
Em Charitas, na Avenida Silvio Picanço, sentido Icaraí, será permitido estacionar do lado direito da via no trecho entre a Maison Cascade e o cemitério São Francisco Xavier. Também será possível parar do lado esquerdo da via, no trecho entre o restaurante Verdana e o posto BR. Já no sentido Jurujuba será permitido estacionar no lado esquerdo da via (canteiro central) e, no lado direito da via, será permitido parar somente nas baias de estacionamento.

Trânsito
A operação da NitTrans contará com 23 agentes no trecho entre o DOP do Cafubá e a nova rótula de Charitas, incluindo o Centro de Controle Operacional (CCO) do túnel, para orientar os motoristas e ordenar o trânsito. Também serão usados reboques (um pesado para a remoção rápida de ônibus e caminhões enguiçados e um leve para carros e motos), quatro motos, além de quatro picapes equipadas com extintores de incêndio de Co2, pó químico e bombas d’água para o primeiro combate ao fogo.
Os agentes que atuarão no túnel usarão macacões especiais com tiras refletivas, bonés, luvas especiais, protetores auriculares, calçados apropriados e apitos de metal. Esses operadores participaram de treinamento ministrado pela NiTtrans, no qual receberam instruções de como realizar implantação de sinalização de emergência para a segurança do usuário no caso de parada na pista; acionar imediatamente os serviços necessários para atendimento, como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, através da telefonia; efetivar, operar bloqueios e implantar faixas reversíveis de tráfego; além de informações sobre como atuar em situações de derramamento de produtos, como óleo na pista.

A obra da Transoceânica está sendo executada com recursos da Cooperação Andina de Fomento (CAF) e será entregue no primeiro semestre de 2018.

ACOMPANHE AS ÚLTIMAS NOVIDADES DA TRANSOCEÂNICA

Corredor viário da Região Oceânica entra em operação dia 27 de abril

13/04/2019 - O corredor viário da TransOceânica entra em operação no próximo dia 27. A obra, esperada há mais de 40 anos pelos niteroienses, irá reduzir o tempo de percurso em cerca de 30% e beneficiará 125 mil pessoas diariamente. A migração das linhas de ônibus municipais para a pista exclusiva acontecerá de forma gradual. A população continuará atendida em todos os trajetos. Nesta […]

Monitoramento inteligente na TransOceânica via Centro de Controle Operacional

11/04/2019 - O Centro de Controle Operacional do túnel Charitas-Cafubá (CCO Túnel) utiliza um sistema inteligente de monitoramento com equipamentos que informam, em tempo real, tudo que acontece em suas galerias. O sistema permite o rápido acionamento de órgãos de socorro e segurança em caso de necessidade. São 49 câmeras, seis painéis de mensagens, 80 interfones de emergência e 200 sinalizadores de […]

Túnel Charitas-Cafubá chega a 25 milhões de travessias

11/04/2019 - O túnel Charitas-Cafubá, que foi aberto ao tráfego de veículos em maio de 2017, chega em 2019 com 25 milhões de travessias realizadas em suas duas galerias. A média histórica é de 1,2 milhão de travessias por mês, 41,5 mil por dia. No primeiro trimestre de operação, o túnel foi cruzado por 2,3 milhões de veículos, média de 25,5 mil por […]