Medidas para melhorar o trânsito matinal no eixo São Francisco-Centro

Foi anunciado, nesta quarta-feira (24/05), um pacote de medidas que tem como objetivo melhorar, em um curto prazo, a fluidez do trânsito matinal no eixo São Francisco-Centro. A necessidade de ajustes e o planejamento das ações foi definido após reuniões com representantes da Secretaria Municipal de Urbanismo, NitTrans e EcoPonte. O prefeito também fez um balanço dos 17 dias de funcionamento do túnel Charitas-Cafuba, que neste período já recebeu cerca de 200 mil veículos.

Nesses 17 dias de operação do túnel já foi possível observar melhorias no rush da tarde na Zona Sul, Pendotiba e do Largo da Batalha, que sofriam com grandes retenções.

O grande desafio continua sendo o ajuste no rush da manhã, quando há retenções na Ponte Rio-Niterói. Foram realizadas reuniões com a diretoria operacional da Ponte para ajustes dos ônibus que não estavam autorizados a embarcar e desembarcar passageiros no ponto da Ilha do Mocanguê. Além disso, mais 15 agentes de trânsito atuarão, sobretudo na parte da manhã, reforçando a operação de trânsito em São Francisco e Charitas.

Outra medida é a mudança de itinerário da linha 52 (Baldeador-Itaipu), que terá seu trajeto alterado e agora passará pelas Avenidas Rio Barbosa (sentido São Francisco/Charitas) e Quintino Bocaiúva (sentido Charitas), seguindo para Itaipu pelo túnel Charitas-Cafubá.

Com a abertura da garagem subterrânea de Charitas serão possíveis mudanças no estacionamento no lado direito das pistas da Quintino Bocaiuva e Prefeito Silvio Picanço, que também irão contribuir para reduzir as retenções nestes trechos.

A conclusão da instalação dos sinais inteligentes no trecho de Charitas até o fim da Avenida Marquês do Paraná, no acesso à Ponte, dentro de 15 dias, irá contribuir ainda mais para a performance do túnel. No segundo semestre também será inaugurado o mergulhão da Praça da Renascença, que junto com o túnel Charitas-Cafubá, que faz parte da TransOceânica, representam as maiores obras de mobilidade urbana da cidade.

A Prefeitura está reivindicando, junto ao Governo do Estado, a redução da tarifa do catamarã de Charitas. A estação de Charitas tem, atualmente, cerca de oito mil passageiros por dia, mas será possível chegar a 25 mil passageiros por dia, caso tenhamos uma tarifa mais acessível. A medida visa beneficiar os passageiros que usarem o transporte público coletivo com a implantação da TransOceânica, que será concluída no primeiro trimestre de 2018, com uma faixa exclusiva de BHS, permitindo esta integração.

ACOMPANHE AS ÚLTIMAS NOVIDADES DA TRANSOCEÂNICA

Confira o andamento das obras de macrodrenagem na Transoceânica

18/10/2017 - Esta é a maior obra de macrodrenagem já realizada na Região Oceânica e irá resolver problemas de alagamentos que existem há décadas na Estrada Francisco da Cruz Nunes em áreas como o Trevo de Piratininga, próximo ao shopping Itaipu Multicenter, e na região perto do motel Status. Essa obra possibilitará também que obras de microdrenagem seja realizada em bairros próximos, […]

Mudanças no trânsito da Região Oceânica

09/10/2017 - Com a maior obra de macrodrenagem da Região Oceânica avançando, algumas mudanças no trânsito estão sendo necessárias. Os motoristas que saem do túnel Charitas-Cafubá em direção a Itaipu passam a contar com mais uma alternativa. As pistas do BHS serão abertas ao tráfego de veículos, após a saída do túnel, na altura da Rua Governador Raimundo Padilha, funcionando no sentido […]

Mais seis bairros da Região Oceânica receberão obras de drenagem e pavimentação

04/10/2017 - Serão publicados no Diário Oficial de amanhã (04/10) os editais de licitação para contratação dos projetos executivos para drenagem, infraestrutura, urbanização e pavimentação dos bairros Maravista, Serra Grande, Jacaré (Avenida Frei Orlando) e Santo Antônio, todos na Região Oceânica de Niterói. Ainda este ano também serão licitados os projetos executivos que beneficiarão o Engenho do Mato e Maralegre. Serão, aproximadamente, […]