Medidas para melhorar o trânsito matinal no eixo São Francisco-Centro

Foi anunciado, nesta quarta-feira (24/05), um pacote de medidas que tem como objetivo melhorar, em um curto prazo, a fluidez do trânsito matinal no eixo São Francisco-Centro. A necessidade de ajustes e o planejamento das ações foi definido após reuniões com representantes da Secretaria Municipal de Urbanismo, NitTrans e EcoPonte. O prefeito também fez um balanço dos 17 dias de funcionamento do túnel Charitas-Cafuba, que neste período já recebeu cerca de 200 mil veículos.

Nesses 17 dias de operação do túnel já foi possível observar melhorias no rush da tarde na Zona Sul, Pendotiba e do Largo da Batalha, que sofriam com grandes retenções.

O grande desafio continua sendo o ajuste no rush da manhã, quando há retenções na Ponte Rio-Niterói. Foram realizadas reuniões com a diretoria operacional da Ponte para ajustes dos ônibus que não estavam autorizados a embarcar e desembarcar passageiros no ponto da Ilha do Mocanguê. Além disso, mais 15 agentes de trânsito atuarão, sobretudo na parte da manhã, reforçando a operação de trânsito em São Francisco e Charitas.

Outra medida é a mudança de itinerário da linha 52 (Baldeador-Itaipu), que terá seu trajeto alterado e agora passará pelas Avenidas Rio Barbosa (sentido São Francisco/Charitas) e Quintino Bocaiúva (sentido Charitas), seguindo para Itaipu pelo túnel Charitas-Cafubá.

Com a abertura da garagem subterrânea de Charitas serão possíveis mudanças no estacionamento no lado direito das pistas da Quintino Bocaiuva e Prefeito Silvio Picanço, que também irão contribuir para reduzir as retenções nestes trechos.

A conclusão da instalação dos sinais inteligentes no trecho de Charitas até o fim da Avenida Marquês do Paraná, no acesso à Ponte, dentro de 15 dias, irá contribuir ainda mais para a performance do túnel. No segundo semestre também será inaugurado o mergulhão da Praça da Renascença, que junto com o túnel Charitas-Cafubá, que faz parte da TransOceânica, representam as maiores obras de mobilidade urbana da cidade.

A Prefeitura está reivindicando, junto ao Governo do Estado, a redução da tarifa do catamarã de Charitas. A estação de Charitas tem, atualmente, cerca de oito mil passageiros por dia, mas será possível chegar a 25 mil passageiros por dia, caso tenhamos uma tarifa mais acessível. A medida visa beneficiar os passageiros que usarem o transporte público coletivo com a implantação da TransOceânica, que será concluída no primeiro trimestre de 2018, com uma faixa exclusiva de BHS, permitindo esta integração.

ACOMPANHE AS ÚLTIMAS NOVIDADES DA TRANSOCEÂNICA

Novo sistema cicloviário na Região Oceânica

19/04/2018 - A Região Oceânica de Niterói vai contar com 61,3 km de ciclovia. A nova malha cicloviária passará pelas ruas Manoel Pacheco, Delfina de Jesus e Alice Picanço. As vias receberão, portanto, nova pavimentação, drenagem para facilitar o escoamento e reurbanização das calçadas. O trânsito passará por mudanças importantes: será proibido estacionar nessas vias, os veículos trafegarão em mão única, no […]

Obras de macrodrenagem no Trevo de Piratininga serão concluídas no próximo dia 10

02/12/2017 - As obras de macrodrenagem em Piratininga e Itaipu já estão na reta final. No próximo dia 10, serão concluídas as obras no Trevo de Piratininga, uma das etapas mais complexas, e no dia 22, será entregue a obra na Estrada Francisco da Cruz Nunes e na Avenida Almirante Tamandaré. Com o término destas intervenções, os motoristas não precisarão mais acessar […]

Veja como avançam as obras de macrodrenagem na Transoceânica

24/11/2017 - Trevo do Multicenter e Avenida Almirante Tamandaré seguem recebendo intervenções de macrodrenagem. Esta é a maior obra de macrodrenagem já realizada na Região Oceânica e irá resolver problemas de alagamentos que existem há décadas na Estrada Francisco da Cruz Nunes em áreas como o Trevo de Piratininga, próximo ao shopping Itaipu Multicenter, e na região perto do motel Status. Este […]